Geral

Delis Ortiz | Repórter da Globo dá uma Bíblia a Bolsonaro após café no Planalto

Delis Ortiz | Repórter da Globo dá uma Bíblia a Bolsonaro após café no Planalto

Delis Ortiz agradece a Bolsonaro pelo convite aos jornalistas que cobrem o Planalto. Foto: Marcos Corrêa/PR

O café da manhã promovido por Jair Bolsonaro com 29 jornalistas nesta sexta-feira (14) terminou de forma incomum. Conforme relatou o jornal digital Poder 360, a repórter Delis Ortiz, da Globo, presenteou o presidente com uma Bíblia e agradeceu, em nome dos demais colegas, por ter recebido os profissionais que fazem a cobertura diária no Palácio do Planalto.

Ainda segundo o site, "outros jornalistas que trabalham acompanhando diariamente as notícias do Planalto dizem que também não tinham conhecimento de que haveria a entrega de uma Bíblia".

Pelo inusitado da situação (jornalistas não costumam dar presentes para os seus entrevistados), procurei a Globo. A emissora disse em nota: "Delis afirma que foi exclusivamente dela a iniciativa de presentear o presidente. A Globo não foi avisada por Delis Ortiz sobre a atitude pessoal que ela decidiu tomar".

A nota da Globo questiona parte do relato do site Poder 360: "Diferentemente do que diz a publicação do site Poder 360, a repórter Delis Ortiz afirma que não partiu dela a iniciativa de fazer agradecimentos ao presidente Jair Bolsonaro, durante café da manhã do presidente com jornalistas que cobrem diariamente o Palácio do Planalto, ontem de manhã. A iniciativa foi do porta-voz, Rego Barros, que pediu a ela pra falar em nome dos jornalistas, por ser a mais experiente setorista do comitê de Imprensa do Palácio do Planalto, entre todos os que estavam presentes."

Este foi o sexto café da manhã promovido pelo presidente desde a posse. Em menos de quatro meses, a partir de 28 de fevereiro, data do primeiro encontro, cerca de 100 profissionais de mídia foram recebidos. Nestes encontros, os jornalistas não podem gravar o áudio nem fazer imagens.

Em meados de abril, uma filha de Delis Ortiz foi nomeada para um cargo na coordenação de relações públicas da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ao tomar conhecimento, a Globo deslocou a jornalista da cobertura dos assuntos do Planalto para os do Congresso.

Três dias depois do blog ter dado esta notícia, a nomeação da filha de Delis foi cancelada e a Globo recolocou a jornalista na cobertura do Planalto.

Siga o blog no Facebook e no Twitter.