Geral

Celulares | Vem para o meu? Veja modelos que devem receber o Android 11

Celulares | Vem para o meu? Veja modelos que devem receber o Android 11

Depois de adiamentos por conta da pandemia e dos protestos pela violência da polícia contra os negros nos Estados Unidos, o Google lançou a versão beta do Android 11 no mês passado. A nova versão do sistema operacional trará novidades como transformar smartphones em uma espécie de controle remoto para uma casa conectada. Mas quais celulares devem receber a atualização?

Os aparelhos da linha Pixel do Google, que não são comercializados no Brasil, já receberam uma versão teste do sistema. Já as marcas comercializadas no país devem ir confirmando os modelos que receberam a atualização aos poucos.

Tilt entrou em contato com as fabricantes que comercializam aparelhos no país, mas não obteve nenhuma confirmação oficial. Na maioria dos casos, as empresas afirmaram que não há previsão ou que não comentariam sobre o assunto.

Isso é algo que se repete todos os anos, pois o Google dá às fabricantes de celulares a liberdade de adaptar e modificar o sistema Android como bem entenderem, o que o torna seu lançamento mais "fragmentado" em relação ao iOS, que é controlado pela Apple em todas as suas etapas.

Mas, baseado em sites especializados e no histórico do lançamento das versões anteriores do Android, fizemos uma lista com os aparelhos com boas chances de receber a versão mais recente do sistema operacional.

Google

Os celulares da linha Pixel não são comercializados no Brasil, mas por serem do próprio Google, foram os primeiros privilegiados com a versão de teste do Android 11 e devem receber logo a versão final.

Samsung

A Samsung afirmou à reportagem que "não há previsão" sobre o cronograma. Mas, o site Sammobile, especialista em assuntos da marca, divulgou uma lista de aparelhos que devem receber o Android 11.

Asus

A Asus afirmou que não tem a confirmação exata dos aparelhos que receberam a mais nova versão do Android. Mas, a fabricante deve atualizar os modelos topos de linha, além de o Android 11 já vir de fábrica nos smartphones que devem ser lançados, como o Rog Phone 2. Confira:

LG

A LG foi uma das empresas que não se manifestaram com relação aos modelos que devem receber o Android 11. Apesar disso, o site Android Police aponta que alguns modelos da fabricante suportam o sistema operacional. Veja os modelos que devem receber a atualização:

Nokia

A Nokia também não confirmou os aparelhos que devem receber o Android 11, mas o Android Police afirmou que alguns modelos da fabricante vendidos no exterior são compatíveis com o novo sistema operacional. Atualmente, a empresa possui apenas o Nokia 2.3 no mercado nacional. Como é um modelo mais básico, não se sabe ao certo se ele receberá o Android 11.

Motorola

Questionada sobre os modelos que devem receber o Android 11, a Motorola afirmou que "não comenta assuntos futuros". Mas, baseado no histórico da marca e em informações do site Phone Arena, listamos alguns modelos que devem receber a atualização do sistema operacional.

Xiaomi

A Xiaomi não confirmou quais aparelhos comercializados no país receberão a atualização do sistema operacional. Mas, a conta oficial da fabricante no Twitter afirmou que os modelos Mi 10, Mi 10 Pro e o Poco F2 Pro são compatíveis com o Android 11.

Huawei

A fabricante chinesa ainda não confirmou quais modelos irão receber o Android 11. Mas, o site Huawei Central, especializado na marca, aponta vários celulares como compatíveis: