Geral

Celebração | Em 2020, Círio de Nazaré não terá procissões por covid-19

Celebração | Em 2020, Círio de Nazaré não terá procissões por covid-19

A Arquidiocese de Belém (PA) anunciou hoje que as procissões da 228ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizadas tradicionalmente em outubro, estão canceladas por causa do novo coronavírus. A celebração terá apenas programações restritas, transmitidas pela TV e pela internet. (Veja o cronograma completo ao final)

Só no segundo domingo de outubro, segundo a Arquidiocese, a Grande Procissão do Círio de Nazaré reúne cerca de 2 milhões de pessoas, o que a torna inviável em meio a uma pandemia.

"É um dos maiores simbolismos da fé do povo paraense. Não se explica, apenas se vive", lamenta em nota.

A Arquidiocese e a Diretoria da Festa de Nazaré ainda reforçaram o apelo para que os fiéis acompanhem as celebrações de casa, de forma segura. A programação será transmitida na TV Nazaré, na Rádio Nazaré, no Facebook e no YouTube.

Parte da programação também será transmitida pela TV Círio, lançada hoje, que estará em cadeia com a Rede Nazaré de Comunicação, a emissora oficial da Arquidiocese de Belém e do Círio de Nazaré.

"Um Círio diferente, tarefa de todos nós, cristãos católicos que o assumimos como missão, dando exemplo a todos de que somos capazes de abraçar também as cruzes e limitações que nos vieram durante este período", resumiu Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém.

Confira como ficou o cronograma completo:

9 de outubro (sexta-feira)

10 de outubro (sábado)

11 de outubro (domingo)

12 a 25 de outubro (quinzena Mariana)