Geral

CBTU diz que cancelamento do 'forró nos trilhos' foi motivado por descarrilamento próximo a Galante

CBTU diz que cancelamento do 'forró nos trilhos' foi motivado por descarrilamento próximo a Galante

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, por meio da Superintendência Regional de João Pessoa, vem prestar esclarecimentos a respeito do cancelamento, por parte da empresa promotora, do evento “Forró nos Trilhos”, em função do descarrilamento da composição ferroviária, ocorrido no último sábado (22), nas proximidades do Distrito de Galante.

O evento, realizado há cerca de 20 anos, é promovido por empresa especializada, cabendo à CBTU, tão somente, a locação da composição ferroviária e a disponibilização de mão de obra para a operação do trem, uma vez que o trecho é objeto de concessão à iniciativa privada. A operação é precedida de inspeção técnica realizada pela agência reguladora do setor que, após atestar as condições de segurança do trecho, autoriza a realização do transporte de passageiros para fins comemorativos.

As fortes chuvas vivenciadas nos últimos dias, alinhada à falta de utilização do trecho ao longo do ano, com o desgaste natural da via férrea, geraram condições adversas de operação, culminando no descarrilamento da composição. Contudo, ressalta-se que mais de 60% das viagens programadas foram realizadas com sucesso, tendo havido o cancelamento de apenas três, por razões de segurança.

A CBTU lamenta o ocorrido e agradece pela compreensão do público, destacando que preza pelo bem estar dos envolvidos, ao tempo em que reitera a importância do evento para o calendário cultural do Estado da Paraíba.

Paulo Barreto Superintendente

Fonte: CBTU

Créditos: CBTU