Geral

CARUARU OU CAMPINA?: O Polêmica Paraíba apresenta a diversidade e a elitização das duas maiores festas do Nordeste

CARUARU OU CAMPINA?: O Polêmica Paraíba apresenta a diversidade e a elitização das duas maiores festas do Nordeste

Qual a maior festa de São João do mundo? É para esta pergunta que Campina Grande e Caruaru disputam para poderem dizer: a minha! Muito tradicionais no cenário turístico não só do Nordeste, mas de todo o Brasil as duas festas se estendem muito além dos três dias normalmente associados as festas juninas. Em Campina Grande os festejos iniciaram-se no dia 07 deste mês de junho e seguirão até o dia 17 de julho, já em Caruaru a festa teve início no dia 1º de junho e seguirá até o dia 30 do mesmo mês.

Ao longo dos muitos dias de festas as duas cidades contaram com grandes atrações do forró, do sertanejo e de outros ritmos menos tradicionais no São João como o axé. A cantora campinense Elba Ramalho é um exemplo dos artistas tradicionais do forró que irão apresentar-se nas duas festividades. Em caruaru ela cantou na abertura da festa enquanto que em Campina Grande Elba gravará um DVD com a presença de grandes artistas convidados. Neste ano de 2019 Campina Grande sofreu com algumas baixas nos seus primeiros dias com a saída de artistas como Ivete Sangalo e Waldonys, grande musa do axé brasileiro e o sanfoneiro filho da terra que já apresentou-se ao lado de Luiz Gonzaga. Ainda assim a festa ainda contou e contará com a presença de: Wesley Safadão, Xand Avião, Alceu Valença, Flávio José, Márcia Fellipe, Léo Santana, Gusttavo Lima, Joelma e Aldair Playboy. Já em Caruaru se destacam: Bell Marques, Alok, Zé Neto e Cristiano, Bruno e Marrone, Mano Walter e Léo Santana.

Além destas atrações as duas festas contam com a presença de artistas locais como Didi Caruaru e Danilo Pernambuco no caso de Caruaru e Padre Nilson Nunes e Ramon Schnayder em Campina Grande. Em Caruaru a festa se divide por polos em que se apresentam artistas alternativos, enquanto que em Campina Grandes clubes e bares particulares como o Spazzio e o Campestre fornecem um cronograma alternativo complementar ao oficial dos festejos. Outras grandes marcas do São João de Campina Grande são o Trem do Forró e A Villa São João(anteriormente Sítio São João), que atraem a atenção dos turistas. Caruaru apresenta uma maior quantidade de artistas de grane relevância no cenário musical atual, mas Campina Grande consegue apresentar uma maior quantidade de artistas voltados para a essência original do São João que é o forró.

Campina Grande possui uma festa mais elitizada tendo um cenário alternativo de atrações privadas e o palco da festa montado na Praça do Povo conta com uma longa área front-stage, que só pode ser acessada por pessoas que pagarem uma quantia de R$150 e separa os artistas do público não pagante Caruaru por sua vez possui um vasto agrupamento de atrações gratuitas e de formatos variados para agradar aos diferentes públicos e o palco principal da festa não contém nenhum tipo de separação entre o público que vai gratuitamente para o espetáculo e os artistas.

Esta é a primeira de uma série de três matérias em que o Portal Polêmica Paraíba buscará analisar as duas principais festas de São João do Nordeste e definir qual o Maior São João do Mundo em 2019

Fonte: Polêmica Paraíba

Créditos: Polêmica Paraíba