Esportes

Vídeo mostra burros sendo espancados e forçados a transportar turistas na Grécia

Por Rafaela Damasceno

Santorini, uma das ilhas gregas mais visitadas pelos turistas, usa os animais como parte da atração. As mulas e os burros são usados como transporte, mesmo quando as temperaturas regularmente chegam a mais de 30°C. Além do grande calor, os animais ainda são forçados a carregar muito peso diversas vezes ao dia, subindo e descendo os 520 degraus do caminho lateral no penhasco que leva à cidade de Fira.

Burros carregando pessoas

Os burros são forçados a carregar peso por longas distâncias | Foto: PETA

Nos últimos anos o número de burros que sofrem lesões na coluna vertebral, adquirem feridas chegam à exaustão aumentou. Muitos daqueles que já estão cansados demais ou fracos para servirem de montaria são deixados para morrer, segundo o grupo ativista Peta.

Quando um teleférico foi instalado na ilha, os burros foram usados com menos frequência pelos turistas para subirem os degraus. Mas o turismo cresceu muito nos últimos anos, o que tornou a aumentar a demanda pelos animais.

O vídeo, divulgado pelo Peta, mostra cenas de maus-tratos graves. Os condutores batem com varas nos animais que se recusam a se mexer, deixando feridas abertas na pele. As rédeas são puxadas violentamente para tentar fazê-los obedecer. Eles são forçados a carregarem muito mais peso do que deveriam, entre quatro e cinco vezes ao dia, ida e volta. Chicotes também são usados nas agressões.

O grupo de defesa dos direitos dos animais acusa os oficiais de violarem claramente as leis de bem-estar do animal, negando água e descanso para os burros, além das agressões frequentes. Ele também afirmou que as autoridades estão bloqueando suas campanhas para espalhar cartazes que relatam os maus-tratos e pedem para que os turistas não montem nos animais.

As pessoas tentam parar a exploração dos burros em Santorini já há algum tempo. No ano passado, mais de 108 mil pessoas assinaram uma petição online contra os maus-tratos dos animais utilizados como transporte na ilha.

Ferida exposta e coberta de moscas

As feridas causadas pelos condutores ficam expostas | Foto: PETA

Em resposta às imagens dos burros carregando pessoas acima do peso, que causou comoção na internet, o governo da Grécia introduziu uma legislação no ano passado que torna ilegal sobrecarregá-los com mais de 100kg ou um quinto do seu peso corporal.

Apesar da restrição, isso não protege os animais, que continuam carregando peso e sofrendo maus-tratos.