Esportes

Tricolor gaúcho | Reforços falham, e Grêmio perde para o Caxias no Gauchão

Tricolor gaúcho | Reforços falham, e Grêmio perde para o Caxias no Gauchão

O Grêmio começou o Campeonato Gaúcho com derrota. Hoje (22), em Porto Alegre, o time titular de Renato Gaúcho perdeu para o Caxias por 2 a 0. Os gols de Tilica e Ivan tiveram contribuição de dois estreantes na formação gremista: Lucas Silva e Vanderlei.

Na segunda rodada do grupo B, o Grêmio visita o Brasil-PEL e o Caxias recebe o São José-POA. Os dois jogos serão no domingo (26).

A atuação do Grêmio em casa não foi boa. Mesmo com mais posse, o time produziu poucas chances de gol e ficou exposto defensivamente mais de uma vez. Além de Lucas Silva e Vanderlei, Victor Ferraz também fez estreia. Luis Orejuela, outro recém contratado, não ficou sequer no banco por questões físicas.

Quem foi bem: Tilica

A lei do ex ganhou novo exemplo de existência. Tilica, formado na base do Grêmio, abriu o placar e levou perigo ao time de Renato na base da velocidade.

Quem decepcionou: Lucas Silva e Vanderlei

Volante ex-Cruzeiro errou passe no meio-campo e lance terminou no gol de Tilica, no primeiro tempo; goleiro se posicionou mal e foi surpreendido pela cobrança de falta de Ivan, da intermediária.

Grêmio preciosista não chuta

O Grêmio surpreendeu ao escalar Vanderlei e Patrick, mas a derrota passou por atuação ruim do conjunto. A dupla Maicon e Lucas Silva deixou o meio-campo mais lento. Óbvio. As poucas chances nasceram de lances individuais, na base da insistência. E quando apareceram, houve preciosismo. Um toque a mais, um drible extra e fim do espaço para a conclusão.

Caxias resiste e surpreende

Atento, o Caxias soube aproveitar os erros do Grêmio. Especialmente as falhas no passe. Além do gol, o time da Serra criou outras duas oportunidades na etapa inicial com esse expediente. Na etapa final a postura foi mais defensiva e o segundo gol veio em cobrança de falta.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CAXIAS

Data e hora: 22/01/2020 (quarta-feira), às 20h (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Leirson Peng Martins e Mateus Rocha
Cartões amarelos: Kannemann, David Braz (GRE); Laércio, Ivan, Yuri (CAX)
Gols: Tilica, aos 9 minutos do primeiro tempo (CAX); Ivan, aos 19 minutos do segundo tempo (CAX)

GRÊMIO: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Lucas Silva (Isaque), Alisson, Patrick (Ferreira) e Everton; Luciano
Técnico: Renato Gaúcho

CAXIAS: Marcelo Pitol; Ivan, Laércio, Thiago Sales e Eduardo Diniz; Juliano (Yuri) e Carlos Alberto; Juninho Potiguar (Vinicius Baiano), Diogo Oliveira e Tilica (Bruno Ré); Gilmar
Técnico: Lacerda