Transporte de animais sencientes mergulhados em fezes e urinas
Quem as fez foi a médica veterinária australiana, Dr. Lynn Simpson. E ela não era principiante, nem “ativista radical”. Fizera parte, na condição de médica dos animais, de mais de 50 viagens intercontinentais de exportação de animais da Austrália para outros países, especialmente para o Vietnã. O relatório que ela produziu alertando as autoridades do governo australiano era para ter ficado no segredo. Foi publicado com as fotos.

Três deitados, exauridos. Os outros mantendo-se de pé. Se deitarem, o farão sobre o corpo dos caídos/Foto: Relatório da médica veterinária australiana Dra. Lynn Simpson, 2012.
Ela foi demitida depois do seu relatório ser divulgado. Após sua demissão, os poderosos da política da exportação de animais vivos declararam que “não influenciaram o Governo Australiano” nem o pressionaram para que a demitisse.

Para os lesados nas patas, se não for dada comida e água, a morte virá por inanição, desidratação ou por estresse emocional profundo/ Foto: Relatório da médica veterinária australiana Dra. Lynn Simpson, 2012.
Sua competência profissional foi reconhecida, bem como o foi seu “propósito de melhorar as condições do transporte de animais sencientes”. Mas os negócios ficaram constrangidos com a presença dela. Melhor descartá-la. E ela era funcionária do governo.

Vaca com o úbere já quase engolido por fezes e urina/ Foto: Relatório da médica veterinária australiana Dra. Lynn Simpson, 2012.
Em seu relatório, a Doutora Lynn Simpson revela que o transporte de animais vivos representa para eles condições absolutamente danosas, ferimentos, sofrimento, agonia e morte. As fotos não deixam dúvida, basta ver as condições imundas dos porões onde os animais são alojados.

Ferimentos nos joelhos por sucessivas quedas. Morte mergulhada nos dejetos, feridas expostas/ Foto Relatório da médica veterinária australiana Dra. Lynn Simpson, 2012.
Na carta de explicação da causa da demissão, lhe é dito que sua posição na questão do “bem-estar animal” não é “objetiva” e sim direcionada para a causa animal. Muito interessante isso.

O cubículo mais do que superlotado, impedindo o animal de descansar o corpo numa posição favorável/ Foto: Foto Relatório da médica veterinária australiana Dra. Lynn Simpson, 2012.
Quer dizer que o “bem-estarismo” é objetivo, por ser direcionado ao favorecimento da causa empresarial agronegociada. Temos enfatizado isto: que o bem-estarismo não é a favor dos animais, apenas a favor do bem-estar da consciência de quem segue na dieta animalizada voraz.
Fontes para leitura:
- ACB NEWS (2016). Vet removed for exposing appalling conditions on live export ships. Disponível nesta página.
- PETA Australia (2013). Shocking fotos: apalling conditions on live export ship. Atualizado em 2016. Disponível nesta página.