Esportes

Itália fecha portões por coronavírus | Cinco jogos, inclusive o da Juve, não terão torcida no fim de semana

Itália fecha portões por coronavírus | Cinco jogos, inclusive o da Juve, não terão torcida no fim de semana

O Campeonato Italiano terá jogos com portões fechados a partir do fim de semana por conta do aumento do surto de coronavírus que atinge o país. Hoje, o ministro do Esporte italiano anunciou a decisão tomada para tentar amenizar a situação.

"Decidimos proibir eventos esportivos na Lombardia, Veneto e Piemonte, também em Friuli-Venezia Giulia, Ligúria e Emilia Romagna. A proibição se aplica até o próximo domingo, 1º de março. Atendendo aos pedidos provenientes do mundo do esporte e sem prejuízo da proibição de eventos esportivos a portas abertas para seis regiões do norte da Itália, consentimos, no entanto, em realizar competições a portas fechadas", disse Vincenzo Spadafora.

Dos 10 jogos da rodada, cinco serão sem a presença de espectadores. O principal deles é o clássico entre Juventus x Inter de Milão, no domingo, em Turim. Milan x Genoa, Parma x Spal e Sassuolo x Brescia, que também acontecem no domingo, serão sem a presença de torcedores também.

Outro jogo sem público será no sábado, entre Udinese e Fiorentina, em Údine. A princípio, esta partida seria cancelada, mas agora foi confirmada. Sampdoria x Verona, que se enfrentam na segunda-feira, ainda não tem situação definida.

Quatro jogos estão confirmados: Lazio x Bologna e Napoli x Torino, no sábado, e Lecce x Atalanta e Cagliari x Roma, no domingo. Como todas essas partidas acontecem entre o centro e o sul do país, além da ilha da Sardenha, na costa oeste da Itália, não há restrições aos torcedores, uma vez que o surto se concentra no norte italiano.

"Não achamos que deveríamos estender a medida para o resto da Itália porque, como a comunidade científica nos explicou, no momento há uma área de surtos que limitamos, enquanto para o resto da Itália existem condições para criar alarmismo e tomar medidas igualmente sérias", concluiu o ministro do Esporte.

No último fim de semana, quatro partidas foram canceladas de última hora: Verona x Cagliari, Atalanta x Sassuolo, Torino x Parma e Sampdoria x Inter. Os jogos ainda não têm uma nova data para a realização.

A Itália é o terceiro país mais afetado pelo coronavírus, com mais de 200 casos e sete mortes confirmadas. O País da Bota está atrás somente de China, epicentro da doença, e Coreia do Sul.