Esportes

Flu melhora no segundo tempo, vence a Portuguesa e segue 100% no Carioca

Mesmo desfalcado e sem ser brilhante, o Fluminense venceu mais uma no Campeonato Carioca. O time de Odair Hellmann estreou no Maracanã com vitória por 2 a 0 sobre a Portuguesa, com gols de Nenê e Gilberto.

Com a vitória, o Tricolor mantém a melhor campanha entre os grandes no Estadual, com 100% de aproveitamento. O Flu é o vice-líder do Grupo B, com 6 pontos, atrás do Volta Redonda, que leva a melhor no saldo de gols.

Flu começa mal, mas melhora no segundo tempo

O jogo começou com a Portuguesa melhor postada no Maracanã. A equipe da Ilha do Governador colocou a bola no chão e trocava passes no campo ofensivo, com destaque para o atacante Chay, que dava trabalho caindo pelas duas pontas. Tanto que foi da Lusinha, aos 16, a primeira chance do jogo: o ponta recbeeu de Romarinho e chutou na rede pelo lado de fora.

Nem mesmo o "susto" acordou o Fluminense, muito lento nas transições e trocas de passe. Com Felippe Cardoso muito mal no jogo, a equipe não conseguia reter a bola no ataque, e Matheus Alessandro e Lucas Barcellos, muito abertos, não conseguiam ajudar Nenê, Hudson e Dodi na criação.

Por isso, para a segunda etapa, Odair tirou o centroavante e colocou o jovem Miguel. O Flu virava outro time: com a joia, muito mais perigoso, veloz e criativo. Não à toa, marcou duas vezes: a primeira, de pênalti, sofrido por Lucas e convertido por Nenê. A segunda em uma jogadaça do menino, que achou Gilberto sozinho na área para aumentar a fatura.

Miguel entra e coloca fogo no jogo

Quem foi ao Maracanã nesta noite acompanhou o brilho especial de mais uma joia de Xerem. O jovem Miguel, de apenas 16 anos, já teve chances em 2019, mas teve sua melhor atuação com a camisa tricolor contra a Portuguesa. Foi só ele entrar e o time mudou. Em seus dois primeiros toques na bola, deixou Matheus Alessandro e Lucas Barcellos na cara do gol. Depois, entortou Diego Maia e achou Gilberto na área para marcar o segundo do Flu.

Lucas Mercon/Fluminense FC
Imagem: Lucas Mercon/Fluminense FC

Nenê marca o segundo na temporada

O ano começou bem para Nenê. O camisa 77 já tem 38 anos, mas mostra fôlego de garoto no começo de 2020. Já são dois gols em dois jogos, assumindo o protagonismo numa equipe repleta de jovens e reservas. O desta noite foi de pênalti, cobrado sem chances para o goleiro Jefferson. O experiente meia fez boa dupla com Miguel na segunda etapa e foi um dos destaques do Tricolor na volta ao Maracanã.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 2 x 0 PORTUGUESA

Local:
Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23 de janeiro de 2020, quinta-feira
Hora: 20h (de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Wallace Muller Barros Santos
Cartões amarelos: Luccas Claro (Fluminense) e Luís Gustavo (Portuguesa).
Gols: Nenê, aos 6 do 2º tempo, e Gilberto, aos 11 do 2º tempo.
Público e Renda: 9.560 pagantes/10.142 presentes/R$ 235.264,00

FLUMINENSE: Marcos Felipe, Gilberto (Igor Julião), Matheus Ferraz, Luccas Claro e Orinho; Hudson, Dodi e Nenê; Lucas Barcellos, Matheus Alessandro (Pablo Dyego) e Felippe Cardoso (Miguel). Técnico: Odair Hellmann.

PORTUGUESA: Jefferson, Luis Gustavo (Talento), Marcão, Diego Guerra e Diego Maia; Muniz (Lucas Vinícius), Maicon Douglas e Jhulliam; Chay, Romarinho e André Silva (Matheus Pimenta). Técnico: Rogério Corrêa.