Esportes

Flamengo 2x1 Fluminense | Dome vence com rodízio, e tem melhor marca recente no Brasileirão

Flamengo 2x1 Fluminense | Dome vence com rodízio, e tem melhor marca recente no Brasileirão

Apesar da estranheza que causa, o rodízio promovido por Domènec Torrent no Flamengo é um sucesso. O Rubro Negro é o único time do Brasileirão que venceu seus últimos quatro jogos, desempenho que o colocou na cola do líder Internacional. No momento, ambos somam 17 pontos, mas o time gaúcho ainda entrará em campo nessa rodada, nesta quinta, contra o Ceará.

Ao todo, o técnico catalão usou 25 atletas nesses quatro jogos, incluindo a vitória de ontem por 2 a 1 no clássico com o Fluminense, no Maracanã. De acordo com o site do Flamengo, o elenco profissional atualmente conta com 28 jogadores. Ou seja, Dome já colocou cerca de 96% do elenco em campo num período de dez dias.

Os únicos que não foram utilizados neste período foram o quarto goleiro Hugo Souza, o lateral João Lucas e o volante Piris da Motta. Este último já está com empréstimo encaminhado para o futebol turco.

Por outro lado, apenas sete jogadores (cerca de um terço do elenco) entrou em campo em todos os quatro jogos: Isla, Rodrigo Caio, William Arão, Arrascaeta, Michael, Diego e Everton Ribeiro. Eles foram responsáveis por quatro dos dez gols flamenguistas neste período

Após a vitória de ontem sobre o Fluminense, Everton Ribeiro, um desses "intocáveis" de Dome, falou sobre a liberdade que eles têm de falar ao treinador que precisam de um descanso: "ele mesmo pede para avisá-lo quando estiver cansado, sem medo nenhum".

Porém, pelo tom empregado pelo catalão, cansaço não vai ser um problema tão grande no time, apesar da alta quantidade de jogos:

"Sabemos que é muito complicado jogar na altitude de Quito, por isso estamos tentando rodar os jogadores. É importante para a confiança do time. Também tenho muito mais confiança em todos", afirmou o treinador, já citando o duelo com o Independiente del Valle da próxima quinta-feira (17) pela Libertadores.

O rodízio de Dome (contra Santos, Bahia, Fortaleza e Fluminense)

Utilizados em todos os quatro jogos:
Isla, Rodrigo Caio, William Arão, Arrascaeta, Michael, Diego e Everton Ribeiro;
Utilizados em três dos quatro jogos: Gustavo Henrique, Filipe Luis, Gerson, Thiago Maia, Gabriel e Gabriel Batista;
Utilizados em dois dos quatro jogos: Renê, Vitinho, Pedro Rocha, Matheusinho, Pedro e Lincoln;
Utilizados em um dos quatro jogos: Diego Alves, Bruno Henrique, Thuler, Leo Pereira, César e Ramon.