Esportes

Barça vence e impede chance de Real ser campeão segunda; Messi bate recorde

Classificação e Jogos

Jogando fora de casa, o Barcelona venceu o Valladolid por 1 a 0 e ficou a um ponto do Real Madrid, líder do Campeonato Espanhol. Mais do que isso, o resultado, pela 36ª rodada, impede que o time da capital jogue na segunda-feira, contra o Granada, fora de casa, com a chance de ser campeão antecipadamente.

O Barça começou a rodada com 76 pontos. Se tivesse perdido, daria a chance ao Real, atualmente com 80, aumentar a vantagem para sete pontos com uma vitória em sua próxima rodada. Como ambos, então, teriam apenas duas partidas até o final de La Liga, o título seria definido.

Em campo, o destaque ficou por conta de Messi. Aos 15 minutos do primeiro tempo, Messi rolou para Vidal, que bateu cruzado de dentro da área. A bola tocou a trave antes de entrar. Com isso, Messi chegou a 20 assistência na temporada em igualou Xavi como jogador com mais passes para gol em uma edição do Campeonato Espanhol.

O Barcelona criou outras chances, mas os times foram para o intervalo com 1 a 0 para os visitantes no placar. Apagado, Griezmann não voltou para o segundo tempo, dando vaga para Luis Suárez. O atacante uruguaio também não foi bem.

A etapa complementar viu o Valladolid começar bem e equilibrar as ações. O desempenho foi resultado de duas substituições do treinador Sergio González que tornaram os donos de casa mais ofensivos. O Barcelona criou pouco, não definiu o jogo e correu risco nos minutos finais. O goleiro Ter Stegen fez uma boa defesa aos 46 minutos do segundo tempo, quando não haveria tempo de reagir.

Mas o resultado não se alterou e o triunfo foi vital para o Barcelona continuar sonhando com o troféu. O Real Madrid abriu a 36ª rodada com quatro pontos de vantagem. A equipe da capital espanhola tem 80 pontos e um jogo a menos - pega o Granada na segunda-feira, às 17 horas. O Barça chegou aos 79 pontos com a vitória sofrida e agora seca o rival.

Confira jogos dos postulantes ao título nas duas últimas rodadas

Barcelona: Osasuna (c) e Alavés (f).

Real Madrid: Granada (f), Villarreal(c) e Leganés (f).