Entretenimento

PEQUENA QUANTIDADE: Manchas de óleo voltam a aparecer no litoral da Paraíba

PEQUENA QUANTIDADE: Manchas de óleo voltam a aparecer no litoral da Paraíba

manchas de oleo pitimbu 2020 2 - PEQUENA QUANTIDADE: Manchas de óleo voltam a aparecer no litoral da Paraíba

Manchas de óleo voltaram a aparecer na Praia do Pontal, no município de Pitimbu, no Litoral Sul paraibano. Os fragmentos foram encontrados por banhista na tarde dessa quinta-feira (23). A informação foi confirmada pela Secretaria de Turismo e Meio Ambiente da cidade.

De acordo com o secretário Francisco Carlos, a Marinha e a Guarda Municipal começaram o trabalho de retirada do óleo ontem mesmo e devem continuar com a limpeza durante esta sexta-feira (24). Conforme o secretário, as manchas são “pequenas bolotas espalhadas pela areia da praia e não é uma grande quantidade”.

O óleo foi encontrado por banhistas que triplicam a população do município durante o período de veraneio. “A população do município salta de 20 para 60 mil habitantes nesta época”, disse o secretário.

De acordo com um relatório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ao menos 130 municípios de todos os estados do Nordeste, além do Espírito Santo e do Rio de Janeiro foram atingidos por fragmentos ou manchas de óleo desde o fim de agosto, quando foram identificados os primeiros casos na cidade do Conde, no Litoral Sul.

No dia 15 de janeiro,o Ibama divulgou a lista de localidades atingidas por óleo no litoral brasileiro. A praia de Tramataia, na cidade de Marcação, no Litoral Norte, era o único município do estado identificado por conter vestígios esparsos da substância.

O material encontrado na Paraíba será encaminhado para análise no Rio de Janeiro.

manchas de oleo pitimbu 2020 1 1024x768 - PEQUENA QUANTIDADE: Manchas de óleo voltam a aparecer no litoral da Paraíba