Entretenimento

HMB: Para que Serve, Como tomar e 6 Benefícios

HMB: Para que Serve, Como tomar e 6 Benefícios

Uma dúvida muito comum é se o suplemento HMB engorda ou emagrece. Quais são as reais vantagens de tomar esse suplemento? Ele ajuda no ganho de massa muscular? Qual dosagem recomendada? Tiramos todas as dúvidas  agora!

Ácido β-hidróxi-β-metilbutírico, β-hidroxi β-metilbutirato ou simplesmente HMB.

Este é uma das substâncias produzidas pelo aminoácido conhecido como leucina, o qual é sintetizado no corpo humano.

O HMB tem uma série de finalidades para o corpo humano, acima de tudo para atletas de alto desempenho e para aqueles que buscam a hipertrofia muscular. Os estudos científicos apontam para isto, bem como para a eficácia da sua suplementação.

O que é HMB?

A produção do HMB ocorre de forma natural no corpo, a partir da leucina, conforme já mencionado.

Este processo ocorre por meio da ação de diversas enzimas sobre este aminoácido, o qual acaba se convertendo em outras substâncias.

Durante esta metabolização, cerca de 5% da leucina acaba se transformando em HMB.

O próprio HMB, então, surge como um componente o qual tem uma atuação na síntese proteica e também age induzindo a hipertrofia muscular e evitando o catabolismo muscular.

Para que serve

De acordo com estudos em revistas científicas relevantes do exterior, o HMB possui uma ação importante em particular para atletas e fisiculturistas.

Isto porque ele serve para aumentar a hipertrofia muscular, potencializar a força e diminuir o catabolismo muscular.

Desta forma, o HMB pode ser encontrado com certa facilidade na forma de suplemento, para complementar a pequena produção sintetizada no próprio organismo.

De modo natural, existe em pequenas porções em alguns peixes, nas toranjas, na alfafa e na carne de porco.

Composição do HMB

O HMB é conhecido como um sal de cálcio mono-hidratado. Ele é vendido tanto na sua forma em pó quanto em cápsulas, dependendo do fabricante e da fórmula do suplemento.

Uma das maiores ações do HMB, em função desta composição, é agir no chamado turnover proteico.

Isto significa, em resumo, que ele age na síntese proteica e que influencia no processo que culmina na degradação proteica do músculo esquelético.

Esta substância faz com que haja um equilíbrio entre os processos de síntese proteica e de degradação proteica.

Por conseguinte, é deste modo que diminui a ação do catabolismo muscular e aumenta a hipertrofia muscular.

Como tomar

Conforme fora dito anteriormente, o HMB está disponível, sobretudo, na forma de suplementos nutricionais.

Embora exista naturalmente em alimentos, é numa taxa muito pequena, de forma que seria necessário consumir muito dos alimentos para receber uma pequena porção.

Adicionalmente, o corpo também sintetiza esta substância a partir da leucina.

Ainda assim, é numa quantidade igualmente baixa. Sendo assim, atletas podem suplementar o HMB em doses adequadas.

Em estudo publicado na International Society of Sports Nutrition, em 2013, indica-se que o produto comece a ser tomado cerca de duas semanas antes dos exercícios. Outros estudos também indicam dosagens padrões.

De modo geral, entende-se que devem ser feitas três doses diárias da substância. Basta tomar 38 mg/dia para cada kg.

Uma antes do almoço, outra antes do treino e a última antes de dormir. O pico de ação é uma hora após tomar. Faça pelo menos seis semanas de suplementação.

HMB emagrece ou engorda?

Embora existam estudos como o da ISSN, o do Journal of Applied Physiology, o da Nutrition & Metabolism, entre outros, ainda não há resultados claros sobre os efeitos do HMB no emagrecimento. Ainda assim, há indícios de sua ação.

De fato, não se pode dizer que o HMB engorda. Pelo contrário, as hipóteses mais aceitas dão conta de sua ação como potencializador da perda de gordura corporal, ao mesmo tempo em que previne o catabolismo.

Preço e onde comprar o HMB

O suplemento HMB pode ser encontrado em embalagens contendo 30 saches, com 3g de HMB em cada sache.

O preço da embalagem em uma farmácia de manipulação fica em torno de R$89,20.

Para ter informações sobre a composição do HMB, seu preço e onde comprar, clique no banner abaixo:

6 Benefícios

Os benefícios de HMB estão ligados à sua ação no organismo. Como vimos até aqui, eles são voltados aos atletas e fisiculturistas.

O processo do suplemento ocorre na síntese proteica e no metabolismo.

1. Promove o aumento de massa magra

O ganho em força e em massa muscular magra fazem parte dos principais benefícios de HMB. Ele faz isto a partir da sua ação nos tecidos musculares.

2. Evita o catabolismo

Em função de sua atuação na síntese proteica, esta substância evita o que conhecemos por catabolismo muscular.

O catabolismo é quase exatamente o oposto da hipertrofia: é a degradação destas moléculas.

3. Acelera a regeneração muscular

Após os exercícios físicos, é natural que haja um certo nível de degradação muscular e até mesmo de proteólise.

O HMB atenua estes processos, favorecendo a regeneração dos músculos.

4. Dá energia para os músculos

O metabolismo energético e o desempenho aeróbio do organismo são também melhorados a partir da ação do HMB.

Ele influencia positivamente na oxidação das gorduras, ao mesmo tempo em que atua como estimulante da biogênese mitocondrial.

5. Queima de gordura

Outro benefício desta substância diz respeito à queima de gordura. Isto é possível de uma forma bastante positiva, porque acontece ao mesmo tempo em que evita o catabolismo muscular, ao qual já nos referimos.

É claro que isto deve ser associado a algum tipo de dieta – aliás, é de particular interesse aos fisiculturistas que estão fazendo algum tipo de controle de ingestão calórica.

6. O consumo é seguro

Ao contrário de uma série de suplementos e de fórmulas que são comumente vendidas a atletas, esta é completamente segura.

Até porque é uma suplementação de algo produzido pelo próprio corpo. Deste modo, entende-se que o consumo é seguro, desde que se respeitem as doses indicadas.

Indicações do HMB

De acordo com o que tem sido visto até aqui, as indicações de HMB são muito claras. O produto deve ser utilizado por atletas de alto rendimento que desejem promover a hipertrofia muscular e prevenir o catabolismo muscular.

Contraindicações

De modo geral, não existem contraindicações para o HMB. Ainda assim, como forma de precaução, indica-se que alguns grupos procurem um médico antes de fazer uso do suplemento. Contudo, salientamos que não são conhecidas contraindicações.

  • Mulheres grávidas ou em amamentação
  • Pacientes com alguma doença crônica

Efeitos colaterais

Ainda há muito o que ser estudado quando o assunto é o HMB. Os efeitos colaterais fazem parte deste grupo.

Ainda assim, acredita-se não haver efeitos adversos quando o produto é ingerido nas dosagens recomendadas.

Vale a pena ressaltar que, de modo geral, ingerir acima do indicado não traz benefícios adicionais. Ou seja, não vale a pena.

Não são conhecidos efeitos colaterais

Fontes consultadas:CARVALHO, Juliana Ribeiro de; HIRSCHBRUCH, Marcia Daskal (org.). Nutrição esportiva: uma visão prática. 2ª ed. Barueri, SP: Manole, 2008.KLEINER, Susan M.; GREENWOOD-ROBINSON, Maggie. Nutrição para o treino de força. 3º ed. Barueri, SP: Manole, 2007.Knitter AE, Panton L, Rathmacher JA, Petersen A, Sharp R. Efects of beta-hydroxy-beta-methylbutyrate on muscle damage after a prolonged run. J. Appl Physiol, 2000.Nissen SL, Sharp R, Ray M, Rathmacher JA, Rice D, Fuller JC Jr., et al. The effect of the leucine metabolite b-hydroxy-b-methylbutyrat on muscle metabolism during resistance-exercise training. J. Appl Physiol, 1996.Panton LB, Rathmacher JA, Baier S, Nissen S. Nutritional Suplementation of the Metabolite beta-hydroxy-beta-methylbutyrate (HMNB) during resistance training. Nutrition, 2000.