Educação

UFSCar cria canais para combater fake news sobre coronavírus

UFSCar cria canais para combater fake news sobre coronavírus

Professores, alunos e técnicos da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) criaram o projeto InformaSUS-UFSCar, que tem como objetivo identificar fake news sobre o novo coronavírus.

Segundo o professor Gustavo Nunes de Oliveira, do Departamento de Medicina e coordenador do projeto, a proposta que abrange diferentes unidades da Ufscar, nasceu no contexto da pandemia para fornecer informações à população.

Com site e redes sociais atualizados diariamente com notícias acerca da covid-19, o InformaSUS-UFSCar possui equipes temáticas divididas em áreas específicas para a pesquisa, organização, checagem e produção de conteúdos para a imprensa, internet e mídias sociais, com o objetivo de qualificar as informações que serão disponibilizadas ao público e, por meio da comunicação, auxiliar no controle da pandemia e no combate às fake news.

Atualmente o projeto conta com mais de 100 pessoas envolvidas, além de parcerias externas à UFSCar com universidades, como a Universidade de São Paulo (campus de São Carlos, Bauru e São Paulo), Centro Universitário Central Paulista, Fiocruz Brasília e a Universidade de Brasília.

Para conhecer mais sobre o InformaSUS-UFSCar basta acessar os links:

https://www.informasus.ufscar.br/

https://www.facebook.com/informasus.ufscar 

https://instagram.com/informasus.ufscar

https://twitter.com/ISUSUFSCar

https://www.youtube.com/channel/UCobPtxKBGci-bEB5NUtZFcg