Educação

Pós-graduação: alternativas para turbinar seu currículo

Pós-graduação: alternativas para turbinar seu currículo

Desenvolvimento e ascensão profissional são dois fatores que direcionam as metas de quem está ativo no mercado de trabalho. E de quem não está. E de quem já esteve. Para atingir esses objetivos, a única saída é buscar os meios de turbinar o currículo e o caminho mais seguro é o que leva a uma especialização. Fazer uma pós é a certeza do aprimoramento.

“Historicamente, o interesse pelos cursos de pós-graduação respondia a dois fatores principais: diploma e estabilidade”, explica a coordenadora da pós-graduação presencial Juliana da Cunha e Silva. “Hoje, mais dois fatores se tornaram relevantes na busca pela categoria: satisfação e transformação. Com isso, temos um portfólio que atende tanto os que buscam a especialização na própria área de formação, como os que estão dispostos a mudar”.

Nesse processo, as linhas formativas são marcas institucionais que o aluno vivencia durante o período acadêmico. É a maneira que o Senac encontrou para incorporar o conhecimento à atuação profissional do indivíduo, para que sejam reconhecidos por meio desse diferencial no mercado de trabalho. E entregar habilidades que realmente são valorizadas.

Como esclarece Juliana, “as linhas formativas contemplam um conjunto de temas, fundamentados em valores que permeiam e estimulam a interatividade entre ensino, pesquisa e extensão. O mercado de trabalho pode esperar dos nossos alunos um profissional de destaque, que reúne as competências necessárias, adquiridas a partir de uma proposta pedagógica que incentiva o trabalho em equipes e propõe desafios a partir de atividades práticas”. A ideia é aproximar a vivência em sala de aula e a realidade do mercado de trabalho.

Outro ponto importante é a variedade de ofertas entre as modalidades. “Por meio de polos de apoio presencial, o Centro Universitário oferta cursos superiores à distância, além dos cursos de pós-graduação presenciais”, continua a coordenadora alocada na capital paulista. “Cada Estado tem autonomia para definição da oferta dos cursos. No Estado de São Paulo, temos hoje 15 unidades e três campi com inscrições abertas para os cursos presenciais”, complementa.

Ofertas em alta demanda

O corpo docente é formado por profissionais com reconhecida experiência acadêmica e profissional, de referência em suas áreas de atuação e com uma visão ampla de seu segmento. Todos os professores são incentivados a buscar alternativas e práticas pedagógicas inovadoras, que incluam o uso de ferramentas e metodologias ativas. Tudo para potencializar o processo de ensino e aprendizagem, com ambientes virtuais, inteligência artificial e jogos, a fim de estimular os alunos a se tornarem fluentes em ambientes múltiplos e diversificados.

Conheça os cursos de pós-graduação presencial com inscrições abertas

Como se inscrever

O processo inicia com a escolha do curso e a unidade de interesse no Portal Senac. Feito o cadastro para acesso ao portal, o interessado realiza a inscrição no curso desejado e recebe o contato da coordenação, para acompanhamento das próximas etapas do processo de ingresso e orientações para matrícula.

Algumas áreas de conhecimento requerem um pré-requisito na formação e conhecimento específicos – para esses cursos, as demais etapas são apresentadas no contato com a coordenação. Em todas as unidades, há equipes de atendimento que acompanham as etapas do processo de inscrição até a conclusão da matrícula e início das aulas.

Além disso, telefone e e-mail de contato estão disponíveis com as demais informações na página do curso escolhido. Ao acessar a área de pós-graduação do Portal Senac, o futuro aluno encontra um infográfico para visualização das etapas do processo de ingresso.

Carreiras do Futuro: a escolha da pós é fundamental para o seu sucesso

E você, já sabe qual é o seu momento pós? Descubra neste quiz!