Educação

Encontro reúne mais de mil pesquisadores em Educação em João Pessoa a partir desta segunda-feira

Encontro reúne mais de mil pesquisadores em Educação em João Pessoa a partir desta segunda-feira



    Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste EPEN - Encontro reúne mais de mil pesquisadores em Educação em João Pessoa a partir desta segunda-feira

    O  XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN) reúne a partir desta segunda-feira (19) mais de mil pesquisadores da área da Educação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O encontro, promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) Nordeste, tem como tema “Educação e Democracia em Risco: o papel da Pós-Graduação em tempo de crise”.

    O evento acontece entre os dias 19 e 22 de novembro no Centro de Educação da UFPB. De acordo com a coordenadora Local do Evento, Edineide Jezine, o encontro apresenta-se como um fórum privilegiado de análise, discussão e síntese dos conhecimentos produzidos na área. “O encontro é um dos mais importantes do Brasil, ele faz parte da reunião do Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação que nos representa nacionalmente, e constitui-se o locus privilegiado para o debate e as discussões sobre as pesquisas científicas  das diversas áreas do campo da Educação”, reafirma Jezine.

    Para a presidente da ANPEd, Andréa Barbosa Gouveia, o evento é muito importante para as discussões sobre a questões que o Brasil passa no momento. “Este é o ano que a ANPED completa 40 anos e fechar em novembro as Reuniões Científicas Regionais no Nordeste carrega um grande simbolismo de afirmação da necessidade de continuarmos defendendo os direitos sociais, a democracia, a educação como direito de todos e a pesquisa em educação como espaço de reflexão crítica e mobilização coletiva. Será uma grande reunião”, disse.

    A abertura do encontro acontece a partir das 17h, no Teatro “Pedra do Reino”, no Centro de Convenções da Paraíba. A conferência de abertura será proferida pelo professor Doutor Timothy Denis Ireland, do Centro de Educação da UFPB.

    No decorrer dos eventos haverá, ainda, mesas temáticas e trabalhos encomendados, sessões especiais, rodas de conversas, lançamentos de livros e um espaço para comunicações orais, onde cerca de 500 trabalhos serão apresentados a comunidade acadêmica.

    EPEN 2018 – O EPEN, desde os anos de 1970, tem congregado um número cada vez maior de pesquisadores (as) com os objetivos de socializar os avanços da produção científica educacional teórica e prática; propiciar o enriquecimento do processo de formação pós-graduada; promover oportunidades de intercâmbio e fortalecimento das redes de pesquisa científica nacionais e, por essas vias, fortalecer os programas de Pós-Graduação em Educação, notadamente, aqueles que se situam no Nordeste.

    O XXIV EPEN, Reunião Científica Regional da ANPEd terá como tema “Educação e democracia em risco: o papel da Pós-graduação em tempo de crise”. Será realizado no período de 19 a 22 de novembro de 2018, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa – Paraíba.  O encontro é organizado, em 2018, pelos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB), Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV/UFPB) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFCG) da Universidade Federal de Campina Grande, em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) por meio do seu Fórum de Coordenadores de Programas de Programas de Pós-Graduação do Nordeste (FORPRED/NE), constitui-se em um dos mais importantes eventos acadêmicos regionais do país, com grande tradição científica na área de Educação, realizado, a cada dois anos, pelos Programas de Pós-Graduação em Educação do Nordeste do Brasil.

    ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – é uma entidade sem fins lucrativos que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Ela tem por finalidade o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social.

    Dentre seus objetivos destacam-se: fortalecer e promover o desenvolvimento do ensino de pós-graduação e da pesquisa em educação, procurando contribuir para sua consolidação e aperfeiçoamento, além do estímulo a experiências novas na área; incentivar a pesquisa educacional e os temas a ela relacionados; promover a participação das comunidades acadêmica e científica na formulação e desenvolvimento da política educacional do País, especialmente no tocante à pós-graduação.



    Fonte: Assessoria

    Créditos: Assessoria

    educação, Encontro, epen, João Pessoa, pequisadores, ufpb