Educação

Débora Garofalo | A hora e a vez da educação ambiental

Débora Garofalo | A hora e a vez da educação ambiental

Você já parou para pensar na importância da Educação Ambiental? Ela é responsável por formar estudantes preocupados com os problemas ambientais e que buscam a conservação e preservação dos recursos naturais e sustentáveis.

Na escola ela deve ser trabalhada de maneira holística, abordando aspectos econômicos, sociais, ecológicos e éticos. E não deve ser confundida apenas com a temática de ecologia, porque é muito mais ampla e está relacionada à questão ambiental.

Neste sentido, é acrescentada à educação a dimensão ambiental, contextualizada e adaptada à realidade interdisciplinar do currículo, vinculada aos diversos temas ambientais e globais.

Como abordar o tema em sala de aula?

Há diferentes maneiras de abordar o tema e ele pode ser estar presente nas diferentes áreas do currículo e diferentes ciclos de aprendizagem. Confira algumas dicas a seguir.

Introduza questões para promover o debate

Lance questões aos alunos para conhecer, pesquisar e dialogar sobre o tema. Como, por exemplo, vocês já ouviram falar sobre sustentabilidade? Quais maneiras temos para abordar o tema e promovê-lo em ações dentro da unidade escolar, mas também fora dela? Quais práticas são consideradas sustentáveis? Que tal pesquisarmos sobre esses temas?

Outra dica é trabalhar com vídeos. Confira abaixo alguns exemplos sobre os diferentes temas:

Oriente os alunos por meio de fichas de pesquisas, anotando os principais pontos, para uma possível retomada à questão e também para um maior aprofundamento sobre os temas.

Organize palestras

Outra possibilidade é levar diversas pessoas engajadas com o tema para uma palestra com os alunos e ainda agendar visitas em empresas que têm práticas sustentáveis e/ou grandes entidades ambientais.

Levar uma pessoa de fora à rotina dos alunos é ter a possibilidade de um maior aprofundamento sobre o tema em diferentes vertentes. Permita o diálogo e, se possível, convide também a comunidade escolar para estar presente e participar desse momento.

Realize projetos

Após a discussão sobre o tema escolhido, que tal realizar um projeto? É possível usar o design thinking, uma metodologia que busca a solução de problemas. Na Educação é conhecida como aprendizagem investigativa, trabalhando de forma colaborativa e desenvolvendo a empatia. Nesse modelo, o estudante participa como formador de conhecimento e não apenas como receptor de informação.

Na prática, a metodologia é divida em 5 etapas: descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução, contribuindo com o processo educacional devido à possibilidade de ouvir, criar, envolver e trabalhar com foco em resoluções de problemas. A metodologia permite que os alunos busquem soluções, criando um projeto para isso, por meio de passos precisos e da personalização do ensino.  

Compartilhe

Promova uma grande feira sobre o tema para que os alunos possam apresentar os seus projetos à comunidade escolar, dando a eles a possibilidade de encontrar soluções para problemas reais enfrentados no dia a dia, exercendo o protagonismo para isso.

A educação ambiental é uma possibilidade concreta de tornar os alunos cidadãos globais, sensibilizados a questões e práticas sustentáveis.

Um abraço!