Educação

Cursos de especialização: seu momento pós é no Senac

Cursos de especialização: seu momento pós é no Senac

Foi no final dos anos 80 que o paulistano viu surgir as primeiras iniciativas do Senac São Paulo no ensino superior. Com o lançamento do curso Tecnologia em Hotelaria no ano de 1989, a instituição educacional deu seus primeiros passos rumo à consolidação da marca no nicho de formação de tecnólogos para o mercado de trabalho. Quatro anos depois, o programa de pós-graduação em Administração Hoteleira confirmaria a tendência.

De modo progressivo, com a criação da faculdade e sua oferta de cursos nas áreas de Turismo e Hotelaria, Ciências Exatas e Tecnologia, Educação em Saúde, Moda, Educação Ambiental e Comunicação e Artes, a expansão se intensificou. Ao Centro Universitário Santo Amaro somaram-se os campi Águas de São Pedro e Campos do Jordão, além de unidades de ensino descentralizadas na cidade de São Paulo. Um conglomerado de ensino que chama a atenção não somente pela infraestrutura, mas pelo propósito.

Como explica a coordenadora da pós-graduação presencial Juliana da Cunha e Silva, “nossos esforços na geração e difusão de conhecimentos crescem em conexão com a cidade e com o mercado de trabalho”. Isso significa dizer que os alunos egressos do Senac são entregues à sociedade como profissionais altamente capacitados. O portfólio abriga mais de 100 cursos de especialização, presenciais e à distância, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Sempre dá para conquistar mais

“Temos cursos nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Comunicação e Artes, Desenvolvimento Social, Design, Educação, Eventos e Lazer, Gastronomia e Alimentação, Hotelaria e Turismo, Gestão e Negócios, Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho, Moda, Odontologia, Saúde e Bem-estar e Tecnologia da Informação”, esclarece Juliana. “Atualmente, esses cursos são ofertados no Estado de São Paulo, em 14 unidades do Senac e nos três campi universitários”.

Segundo a coordenadora, todos os eixos do conhecimento têm alta demanda, mas é possível destacar “áreas de maior concentração, como Gestão e Negócios, TI e Saúde”. Com tantas e tão amplas especialidades no ramo acadêmico, será que é possível definir a essência da marca Senac?

Quem pode responder com propriedade é a aluna do curso de pós-graduação em Design de Interiores, Luciana Favoretto Mizuta. “O Senac incentiva o aluno a buscar o conhecimento e diversificar as fontes. Isso fez toda a diferença para mim”, garante. “Eu tinha certeza de que iria adquirir não apenas o saber, mas as possibilidades para destacar minhas habilidades para o mercado de trabalho”.

Design de interiores: alunas da pós vencem o Empreenda Senac

A fotógrafa artística Nazareth Marcela Pacheco Segura, que cursou Fotografia como Arte Contemporânea, concorda. Formada em jornalismo, a costa-riquenha afirma que encontrou no Senac uma grande família, que a incentivou “desde o começo do meu desenvolvimento artístico até o resultado final exposto nos corredores do Senac Lapa Scipião”.

Leia mais: Histórias inspiradoras: a fotografia vai além das técnicas

Os pilares do conhecimento

Sob o ponto de vista institucional, Juliana afirma que existe um posicionamento estratégico que foca nesse resultado e que tem como base três pilares:

• Criatividade e inovação;
• Tradição em educação pela vivência;
• Formação para liderança e atitude empreendedora.

“Esse posicionamento se reflete na composição de um corpo docente com formação diversificada e que possa ser fonte de referência para a sociedade; na adoção de metodologias que valorizem o aprendizado pela vivência; e na implantação de ambientes e infraestrutura que favoreçam o processo de formação”, complementa.

Para se destacar na oferta de cursos de pós-graduação, o Centro Universitário Senac tem como objetivo a formação de profissionais competentes e atualizados, nos vários campos de conhecimento, com base em inovações científicas e tecnológicas, valorizando princípios humanistas e éticos, em busca da construção da cidadania plena.

No total, mais de 60 títulos fazem parte do leque de opções para quem busca um programa de especialização presencial de qualidade. E todos os anos, há lançamentos de cursos. Para este primeiro semestre de 2020, as novidades são Inteligência Artificial, Internet das Coisas: inovação tecnológica e negócios, e Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Os cursos estão com inscrições abertas até 28 de fevereiro e são oferecidos nos campi Águas de São Pedro, Campos do Jordão e Santo Amaro e em 14 unidades do Senac, na capital e no interior de São Paulo.

Como se inscrever

E você, já sabe qual é o seu momento pós? Descubra neste quiz!