Educação

Como um curso de pós-graduação pode alavancar sua carreira

Como um curso de pós-graduação pode alavancar sua carreira

Uma recente pesquisa, publicada pela rede social LinkedIn, aponta as principais habilidades buscadas pelas empresas em 2020. Na lista, estão habilidades comportamentais como criatividade, persuasão, colaboração, adaptabilidade e inteligência emocional; e competências técnicas como visão analítica, capacidade de negociação, talento para marketing e vendas, entre outras. Mas como adquirir um pacote de aptidões tão completo (e complexo) que ajude a alavancar uma carreira?

“A união entre experiência profissional e um curso de pós-graduação fornece conhecimentos e habilidades, além de direcionar comportamentos mais adequados ao mercado de trabalho atual”, afirma a coordenadora da pós-graduação em Administração e Organização de Eventos do Senac São Paulo, Omene Dorneles.

"Os cursos do Senac têm professores que são profissionais atuantes em seus nichos, que aproximam a sala de aula do cotidiano do mercado de trabalho"
Omene Dorneles

Cursar uma especialização é uma maneira de agregar conhecimento técnico que será aplicado na prática. Além disso, garante uma certificação de especialista, que eleva a valorização do indivíduo no segmento escolhido.

“Os cursos de pós-graduação que têm como base a prática aliada à teoria, como os do Senac, levam à sala de aula profissionais que, além de capacitados para transmitir o conhecimento formal, atuam em seus nichos. Eles trazem exemplos do dia a dia e aproximam a sala de aula ao cotidiano da profissão”, garante Omene.

Outro benefício para os alunos é a oportunidade de ampliar sua rede de contatos. O famoso networking é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional e a sala de aula de um curso de especialização é terreno fértil para novos contatos. “O ambiente é propício para conversar mais sobre o mercado, trocar ideias e experiências relevantes”, explica Edson Schrot, coordenador da pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas. “Facilita o ingresso e o crescimento na carreira”, observa.

Leia mais: Carreiras do futuro: a escolha da pós é fundamental para o seu sucesso

Alinhando expectativas

Novas patentes, recolocação, ganhos salariais. Quem passa por uma pós-graduação sai dela com uma série de expectativas, nem sempre realistas no Brasil de hoje. A boa notícia é que a balança tende a ser positiva para os egressos de uma especialização.

Em termos de salário, “um levantamento de 2015 da consultoria Produtive, realizado com 400 executivos das regiões Sul e Sudeste, aponta que profissionais com essa certificação [pós-graduados] tiveram aumento salarial nominal, sem contar a inflação, de 12,4%”, informa Schrot. Um reajuste acima da inflação do período, que foi de 10,67%, e bem acima dos 4,6% recebidos pelos executivos sem especialização após a graduação. Uma bela diferença.

Edson chama a atenção para o possível choque de realidade do aluno que chega ao mercado, o que pode estar relacionado ao “intervalo” entre a realização da graduação e da pós. De acordo com a sua experiência, ele afirma que “os que se dedicam ao mercado e depois voltam ao mundo acadêmico, em geral, passam mais tempo pesquisando opções de cursos e escolhendo aquelas com melhores chances de projeção. Já os que emendam e saem da faculdade para a especialização tendem a escolher algo na mesma área”, afirma.

E você, já sabe qual é o seu momento pós? Descubra neste quiz!