Educação

Como se inscrever no SiSU?

Como se inscrever no SiSU?

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) estão abertas. O SiSU é um processo seletivo que possibilita estudantes que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio a usarem suas notas para ingressar em uma graduação no ensino público. como se inscrever no SiSU e concorrer à uma vaga em uma Universidade?

A nota do ENEM sempre é divulgada dias antes do início do SiSU e é divulgada por área de conhecimento. No SiSU, essas notas podem oscilar de acordo com a relação candidato/vaga, portanto ter uma média no ENEM não significa que seja ela que vai aprovar o estudante no curso de graduação desejado. É necessário levar em consideração esse fator.

Acesso ao sistema

Clique em fazer inscrição. Os dados são os mesmos de acesso ao sistema do ENEM, CPF e senha cadastrados, depois confirme seus dados de contato.

Consultando vagas disponíveis

É possível consultar as Universidades que estão no SiSU, os cursos dessas Universidades e a quantidade de vagas ofertadas em cada opção. Essa consulta é importante para o candidato saber como ficará sua posição diante de outros concorrentes durante os dias de seleção.

Fazendo a inscrição

Na tela é possível visualizar dois espaços para que o estudante escolha duas opções de curso e Universidades. Nesse momento, as opções devem ser escolhidas por ordem de prioridade.

Modalidades para a inscrição

Os candidatos devem escolher qual modalidade eles se encaixam e que vão concorrer durante o processo seletivo. São elas: ampla concorrência e ação afirmativa. É importante ressaltar que candidatos que escolhem ações afirmativas deverão comprovar suas condições no momento da matrícula.

Concluindo a inscrição

Após ter feito todos os passos anteriores, é necessário concluir a inscrição.

Datas importantes

21 a 26 de janeiro: inscrições abertas até às 23:59h do dia 26 de janeiro

28 de janeiro: resultado da chamada regular

29 de janeiro a 04 de fevereiro: prazo para candidatos não selecionados na chamada regular manifestarem interesse na Lista de Espera de uma dos opções

07 de fevereiro a 30 de abril: convocação dos candidatos da Lista de Espera feita pelas Universidades (consulta feita pelos sistemas de seleção das Universidades)

O post Como se inscrever no SiSU? apareceu primeiro em QG do Enem - Cursos Online S.A..