Educação

Com curso inédito, Fatecs abrem inscrições para vagas do 2º semestre

Com curso inédito, Fatecs abrem inscrições para vagas do 2º semestre

As Fatecs (Faculdades de Tecnologia de São Paulo) abrem processo seletivo e oferece mais de 15,8 mil vagas para cursos superiores tecnológicos gratuitos em todas as regiões do Estado. Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a seleção será realizada pela análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online. As inscrições devem ser feitas pelo site até às 15h do dia 22 de julho.

Uma novidade para este semestre é a criação de um novo curso: A Fatec Jundiaí  oferece a graduação inédita de Sistemas Embarcados, com 40 vagas no período da manhã.

A taxa integral da inscrição é de R$ 39, valor 44% inferior à do primeiro semestre de 2020. O resultado dos pedidos de isenção e redução de 50% da taxa de inscrição será divulgado na próxima segunda-feira (13).

Serão avaliadas as notas de Língua Portuguesa e Matemática da terceira série do Ensino Médio. Candidatos que estão cursando o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou modalidade semelhante podem apresentar notas referentes à segunda série, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do ciclo.

A previsão é de que as aulas comecem de forma remota (online), até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas a ponto de tornar possível o retorno das atividades presenciais.

Novidades

A Fatec Jundiaí, localizada na Região de Campinas, vai oferecer uma graduação inédita, Sistemas Embarcados, com 40 vagas no período da manhã.

5 Fatecs vão implantar turmas de cursos oferecidos em outras unidades:

- Fatec Adamantina – Ciência de Dados (40 vagas, noite);
- Fatec Itaquera (Capital) – Manutenção Industrial (40 vagas, manhã);
- Fatec Santana de Parnaíba – Ciência de Dados (40 vagas, noite);
- Fatec São Bernardo do Campo – Manufatura Avançada (40 vagas, noite);
- Fatec Sorocaba – Gestão da Qualidade (40 vagas, manhã).

Inscrições

Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter terminado ou estar cursando o ensino médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso. Para se inscrever é necessário preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 39. O valor deve ser pago até 22 de julho, em dinheiro, em qualquer agência bancária, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica, ou pagar, via internet, no banco do candidato ou ainda pela ferramenta Getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site.

Inclusão Social

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou em www.vestibularfatec.com.br