Educação

Alunos da rede estadual de São Paulo terão aulas a distância

Alunos da rede estadual de São Paulo terão aulas a distância

Os alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino devem ter aulas a distância neste período de suspensão de atividades desde o dia 16 por causa das ações de combate a disseminação do coronavírus.

A decisão foi tomada pelo Conselho de Educação e medida foi publicada nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial pela Secretaria Estadual de Educação. As atividades online devem ser computadas como dias letivos.

Leia mais: Unesco: metade dos alunos do mundo está sem aula

A proposta dessa medida é garantir as 800 horas de atividades escolares obrigatórias por lei para que se cumpra o ano letivo.

No entanto, a Secretaria ainda estuda uma maneira de implantar uma plataforma de ensino a distância. A ideia é que a plataforma reúna atividades pedagógicas,  tarefas e conteúdos que ajudem os professores a avaliar e compor notas aos estudantes. Ainda, existe a expectativa que sejam oferecidas videoaulas com os professores da rede pública.

Leia mais: Coronavírus afeta estudantes brasileiros de intercâmbio

As informações fora dadas pelo Secretário da Educação, Rossieli Soares, em transmissão pelo Twitter. Ele também informou que o Estado busca parceiros para garantir acesso à internet a todos os estudantes.

Leia mais: Aulas suspensas mudam a rotina e criam desafio para as famílias

Outra medida que ainda precisa ser definida é como deverá ser feita a comprovação das atividades realizadas a distância para que sejam contabilizadas como dia letivo.

O secretário avalia se é possível encaminhar material pedagógico impresso, via correio, aos alunos do ensino fundamental.

Aulas suspensas

As aulas foram suspensas nas escolas da rede estadual de São Paulo na segunda-feira (16). A medida foi tomada como ação preventiva de disseminação do coronavírus.  Até esta sexta-feira (20) as escolas ainda estarão abertas.

A partir da próxima segunda-feira (23) as aulas ficam suspensas por tempo indeterminado. Haverá, entretanto, a presença de funcionários na secretaria para fazer o atendimento ao público e garantir a rotina de trabalho administrativa das escolas.