Economia

Ruy lança proposta do Invest João Pessoa para modernizar economia da Capital

Ruy lança proposta do Invest João Pessoa para modernizar economia da Capital

João Pessoa precisa de um plano para recuperar sua economia e retomar o crescimento depois da pandemia. Focado nesta meta, o deputado federal Ruy Carneiro lançou a proposta do Invest João Pessoa, uma agência dedicada a atrair investimentos nacionais e estrangeiros, a estimular o empreendedorismo, impulsionar startups e promover o desenvolvimento da cidade, ajudando a recuperar empregos e oportunidades perdidos durante esta crise.

A proposta do Invest João Pessoa é abrir a cidade ao futuro, atrair talentos e investidores. “Queremos organizar e promover de maneira inovadora as vantagens comparativas que João Pessoa tem. Há muitos diferenciais competitivos e condições favoráveis que fazem da nossa cidade um bom lugar para investir e, principalmente, viver”, afirma Ruy.

O Invest João Pessoa será uma instância híbrida, de organização público-privada, explica o deputado Ruy, unindo associações empresariais, e reunindo talentos na promoção de negócios. “É fundamental desenvolver um ambiente em que os empreendedores locais tenham interesse em investir na cidade. Nosso objetivo com o Invest João Pessoa é este: oferecer condições aos empreendedores e talentos interessados em se instalar em João Pessoa”, explica. “Nós podemos avançar garantindo a promoção necessária, a presença em feiras, parcerias com câmaras de comércio, apoio a investidores, apoio a projetos para dinamizar a economia local, sendo ainda um polo educacional, científico e tecnológico”, detalhou o deputado.

O Projeto, explica Ruy Carneiro, tem ainda outras duas abordagens. A primeira é a construção de uma estratégia de marketing para a cidade de João Pessoa. “Precisamos falar ao mundo sobre como é bom viver e produzir aqui. Quem vem, não tem dúvidas. Mas é preciso informar, de maneira estratégica e buscando as melhores oportunidades”, detalha.

O outro aspecto ainda a ser trabalhado é o incentivo às startups, defende Ruy: “Outras capitais do país e do mundo já criaram ambientes favoráveis aos novos negócios. Seja dedicando regiões da cidade, estruturas, linhas de financiamento público, estímulo à educação e pesquisa, entre outras iniciativas. Recife, aqui do lado, é um bom exemplo com seu Porto Digital. Não precisa querer inventar a pólvora. É assim que faremos, do jeito certo e em menos tempo”.

Ruy relatou ainda que Lisboa, a capital portuguesa, foi um dos modelos de gestão que inspiraram esta proposta que está sendo apresentada à João Pessoa. “Com as adaptações à realidade local, é possível buscar ideias novas. É preciso conhecer as melhores experiências, ouvir os especialistas e buscar as melhores oportunidades para fazermos, todos juntos, uma cidade melhor para viver”, acredita.