Economia

Pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, volta a receber voos

Pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, volta a receber voos

Após quase um mês, a pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foi liberada, neste sábado, 21, para pousos e decolagens. Durante a reforma, os pousos e decolagens das companhias Latam e Gol foram desviados para o Santos Dumont. Neste sábado, a Latam voltou a usar o aeroporto, na região central do Rio de Janeiro. A Gol, entretanto, ainda não retornou suas operações no local.

Em nota, a Gol informou que deve voltar ao Santos Dumont na terça-feira, 24 e, por isso, todos os voos marcados entre sábado e segunda-feira, vão sair do Galeão. A empresa afirmou que a decisão foi tomada para evitar “qualquer instabilidade operacional” e que oferece transporte gratuito entre os dois terminais.

Durante a reforma, apenas a Azul estava operando no aeroporto. Por utilizar aviões menores, a companhia conseguiu utilizar a pista auxiliar do local, que estava liberada. A Infraero, que administra o local, informou que a pista principal recebeu uma camada asfáltica para ajudar na absorção de água da chuva e em pousos e decolagens. Na sexta-feira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vistoriou a obra entregue e liberou a operação.

Ainda de acordo com a Infraero, a expectativa é que a pista não precise de novas obras pelos próximos dez anos. Durante o período que esteve fechado para reformas, cerca de 200 voos do Santos Dumont foram transferidos para o Galeão.

Para quem tem voo marcado para o sábado, a orientação é consultar a companhia aérea antes, para saber se o voo voltou para o Santos Dumont ou  já que o uso do Santos Dumont ou do Galeão será definido pelas empresas.