Economia

Demanda por assistência técnica e reformas no lar cresce na pandemia

Demanda por assistência técnica e reformas no lar cresce na pandemia

O isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus fez aumentar a busca por dois tipos de profissionais. De um lado, aqueles responsáveis pelas reformas e reparos domésticos, como eletricistas, pedreiros e encanadores. De outro, os que fazem a assistência técnica de celulares e eletrodomésticos em geral.

A procura por profissionais de reforma e reparos teve aumento de 96% em junho na comparação com o mesmo período no ano anterior. Em junho, um novo aumento, desta vez de 68%. Já no caso da assistência técnica, a demanda subiu 172% em junho e 124% em julho.

Os dados são da plataforma GetNinjas, de contratação de serviços de autônomos. Os dez profissionais de reformas mais procurados no aplicativo são pedreiros, mudança e carretos, montador de móveis, eletricistas, encanadores, vidraceiros, marceneiro, “Marido de Aluguel” (pequenos serviços domésticos, como troca de chuveiro), tapeceiro e gesso e drywall. Técnicos para consertar celular, televisão, geladeira, notebook e lava-roupa são os mais procurados no app.

Entre março e junho, o app registrou 647 mil novos clientes no país. Em 2019, o valor transacionado entre profissionais e clientes por meio do aplicativo foi de 1,2 bilhão de reais.